O levantamento da noite deste sábado (18), mostra nova redução na quantidade de desabastecimentos na região Metropolitana, especialmente em Esteio e Sapucaia do Sul. Em relação ao boletim do começo da tarde, 17 mil famílias desses municípios tiveram o fornecimento de água restabelecido, sendo 50 mil o número atual de imóveis desabastecidos nessas cidades. Em Canoas, outros 39 mil imóveis estão sem água.
A redução no número de economias desabastecidas evidencia o avanço da operação da estação de tratamento que atende o sistema Esteio-Sapucaia. Mesmo com a ETA ainda com dificuldades de acesso por causa do alagamento, as equipes seguem trabalhando no local, que opera em sua capacidade máxima, para distribuir água à população.
Para que a água chegue a ainda mais residências até que o abastecimento seja normalizado, permanecem, também, as medidas contingenciais – ETAS móveis, perfuração de novos poços, interligações de adutoras, atendimento com caminhões-pipa e reservatórios – em Esteio, Sapucaia e Canoas.
Na estação Rio Branco, único sistema dos 67 mais severamente atingidos que ainda está em recuperação – a força-tarefa segue concentrada nos reparos de equipamentos, religações de sistemas para o restabelecimento de energia elétrica e também drenagem do local. Com a evolução desses trabalhos, a companhia realiza, neste domingo, os testes para que a ETA volte a operar ainda na próxima semana, ampliando, gradualmente, o fornecimento de água, também para as áreas secas da região.
A ETA da Base Aérea de Canoas, que está sendo reativada, realizou testes de partida na captação na tarde deste sábado. O início da operação acontece nas próximas horas.