ATUALIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO CORSAN – 9H

Publicação:

Abastecimento caixas d’água comunitárias
Abastecimento caixas d’água comunitárias

Atualização do Centro de Operações Integradas (COI), às 9h desta quarta-feira (8), aponta o restabelecimento do fornecimento de água para mais 63 mil imóveis. A redução do número de desabastecidos deve-se, especialmente, à recuperação dos sistemas de Canoas, na região Metropolitana, e retomada gradual do abastecimento no município. Nesta manhã, são 543 mil imóveis sem água nas regiões atendidas pela Corsan, em 40 cidades. A Companhia segue com medidas emergenciais – atuação com caminhões-pipa, geradores, obras alternativas, entre outras – nas localidades mais comprometidas.

Confira a situação do abastecimento nas regiões mais atingidas.

Região Metropolitana

São 408 mil imóveis sem água, com desabastecimento total ou parcial em 7 municípios.  
Alvorada, Esteio e Sapucaia do Sul – 100%; Viamão – 95%. Nessas cidades as estruturas operacionais seguem comprometidas devido aos alagamentos.
Canoas 70% – Cachoeirinha – 60% – Gravataí – 35%

Guaíba e Eldorado do Sul: sistema de abastecimento normalizado por gerador.

Canoas retomou gradualmente o abastecimento na noite de terça. Foi concluída a instalação da estação de captação construída em pouco mais de 24 horas, junto ao Rio Gravataí, onde fica a Estação de Tratamento de Água Niterói (ETA).

Alvorada e Viamão

Equipes iniciam, nesta quarta-feira, ações emergenciais na estação de captação de Alvorada com obras de contenção do alagamento e drenagem do poço para recuperação da estrutura e retomada dos sistemas da Estação de Tratamento Alvorada, que atende ambos municípios.

Em Cachoeirinha seguem os trabalhos para implantação de 200 metros de rede da estação de Captação de Gravataí até estação de tratamento.

Para atenuar os efeitos do desabastecimento, 45 caminhões-pipa atuam na região Metropolitana, 50 reservatórios foram implantados em pontos estratégicos e 70 veículos seguem percorrendo os municípios mais afetados, com caixas d’água.

Região Nordeste

São 75 mil imóveis sem água, desabastecimento total ou parcial em 21 cidades. Cruzeiro do Sul, Putinga e Taquari – 100%.

 A empresa atende as localidades mais prejudicadas na região com 37 caminhões-pipa e 17 reservatórios implantados em pontos estratégicos.

 Região Central

São 47 mil imóveis sem água em 11 cidades (desabastecimento total ou parcial). 

Agudo, Arroio do Tigre e Silveira Martins o sistema de abastecimento está mantido por gerador e 20 caminhões-pipa atendem na região.

Região Vale dos Sinos

São 12 mil imóveis desabastecidos em 3 municípios.

General Câmara e Triunfo 100% – cidades com dificuldades de acesso.

A empresa estuda medidas alternativas para recuperação dos principais sistemas de abastecimento. Triunfo é atendida por três caminhões-pipa,por acesso alternativo.

Nova Santa Rita – 50%

Estação de Tratamento de Água em operação por gerador desde a madrugada desta quarta, sistema em recuperação. Abastecendo com 3 caminhões pipa em caminho alternativo e poço local.