ATUALIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO ABASTECIMENTO – 20H

Publicação:

Mobilização das equipes
Mobilização das equipes

Nas localidades ainda atingidas pelas chuvas das últimas semanas são 160 mil imóveis sem água, em 13 municípios. O levantamento desta noite aponta nova redução nos desabastecimentos em relação ao boletim da manhã, que teve 171 mil em 14 cidades.

METROPOLITANA:
O desabastecimento é parcial em 4 cidades, impactando em 126 mil imóveis.
Em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, as estações de tratamento ainda estão inundadas. As equipes seguem mobilizadas e trabalhando intensa e ininterruptamente na recuperação dos sistemas e dos equipamentos. Além desses esforços, outras medidas do Plano de Contingência adotado pela Companhia estão avançando, como a operação de 5 Estações Móveis de Tratamento – 3 em Esteio e 2 em Sapucaia; a construção de 3 novas adutoras para ampliar a distribuição de água tratada para as três cidades, bem como a perfuração de novos poços artesianos. Em Esteio, nesta tarde, três geradores de energia foram deslocados para auxiliar na retomada da estação de captação e de tratamento. No entanto, alguns trabalhos na estação Esteio só poderão ocorrer com a baixa das águas.

NORDESTE (Região de Bento Gonçalves)
O abastecimento foi restabelecido para 17 mil imóveis especialmente Gramado e Canela, nos Altos da Serra. O sistema que atende os municípios opera com 100% da capacidade e a distribuição de água para as duas cidades acontece gradativamente. Não região, atualmente, são 24 mil imóveis desabastecidos em Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Montenegro, Capela de Santana e São Sebastião do Caí. Sistemas de abastecimento em recuperação.

CENTRAL (Região de Santa Maria)
São 10 mil imóveis sem água em Rio Pardo e Cachoeira do Sul. Nesse último o fornecimento foi restabelecido, mas há oscilação para bairros da região norte do município, pois necessitam mais pressão. Já em Rio Pardo, com o restabelecimento da energia no sistema emergencial na estação de captação no rio Jacuí, a Corsan trabalha para regularizar o abastecimento em toda a Com a retirada da água nas instalações da estação, as equipes fazem a limpeza do local e substituição das bombas danificadas. A expectativa é de que o sistema de captação de água volte a operar nesta quinta-feira (16).

SINOS
Com o auxílio de um gerador, instalado em uma balsa, a estação de captação de General Câmara voltou a operar e já envia água para o tratamento na estação, que também funciona por gerador. O abastecimento, no entanto, será restabelecido gradativamente, com normalização prevista ao longo desta quinta (16). A Companhia mantém o abastecimento alternativo com dois reservatórios com água potável e caminhões-pipa.