A expectativa da Companhia neste começo de semana é retomar, definitivamente, o abastecimento de água em Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas, cidades da região Metropolitana mais impactadas pela inundação. Conforme levantamento do Centro de Operações Integradas da Companhia, mais 8 mil famílias de Esteio e Sapucaia tiveram o fornecimento de água restabelecido. Nesses dois municípios restam 21 mil imóveis sem água e outros 39 mil em Canoas.
CANOAS
Os trabalhos de drenagem, de reparos e de substituição de equipamentos danificados, bem como de recuperação de sistemas ainda inoperantes, avançam na Estação de Tratamento Rio Branco, que abastece Canoas e ainda está sem acesso por terra. A estimativa é de que até o final desta semana, todas as localidades ainda desabastecidas tenham o fornecimento de água normalizado.
Na Estação de Tratamento da Base Aérea, reativada na última semana, a expectativa é de que entre em operação plena nas próximas horas, ampliando a capacidade de tratamento e distribuição de água potável aos canoenses.
Equipes de rapel e de mergulhadores continuam atuando na contenção de infiltrações das estações Rio Branco e Esteio. Como os locais estão sem energia, a Corsan instalou, ao todo, 27 geradores para viabilizar as intervenções.
ESTEIO/SAPUCAIA
Dentro das medidas de contingência adotadas, as equipes aceleram a operação das estações móveis de tratamento, bem como das interligações de sistemas por meio dos 10 quilômetros de novas adutoras que foram construídas.
A distribuição de água tratada à população desses três municípios da região Metropolitana também é reforçada com a perfuração de novos poços: já foram 12 de 15 previstos.