Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

ATUALIZAÇÃO CORSAN DE ABASTECIMENTO (8h30)

Publicação:

Ocorrências mapeadas até às 8h30

WhatsApp Image 2024 01 19 at 09 34 56
Geradores e caminhões- pipa garantem abastecimento

O novo boletim de atualizações emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) na manhã desta sexta-feira (19) mostra que a Companhia segue monitorando as estações da região metropolitana de Porto Alegre, com algumas ainda operando por geradores em função da falta de energia elétrica ou para garantir o funcionamento dos sistemas onde a luz ainda sofre intermitências.

Tanto Cachoeirinha (bairros Chico Mendes e Canarinho) quanto Gravataí ( (Morada do Vale 1 e 2) já têm água na rede, com sistemas operando por gerador. Além disso, 26 caminhões pipa foram alocados para atender as seguintes regiões:

CACHOEIRINHA
- CHICO MENDES: 4 carretas descarregam 120 mil litros de água nos reservatórios e outras 5 já estão em deslocamento para a região. Bairro receberá, ao todo, 12 caminhões.

GRAVATAÍ:
- MORADA DO VALE: 4 caminhões em deslocamento.
- RESIDÊNCIAS PONTUAIS: 3 caminhões atendendo.

Além dos veículos que já trabalham na região, mais 7 caminhões estão em deslocamento para atender as localidades mais afetadas em Cachoeirinha e Gravataí.

O nível de abastecimento da maioria dos reservatórios é considerado satisfatório e o abastecimento está sendo retomado, gradualmente.

SOBRE O RETORNO GRADUAL
Assim que a energia elétrica for restabelecida em cada município, os motores que fazem o sistema de água funcionar são ligados novamente e passam a captar, bombear e distribuir água, até que toda a extensão de canos das redes seja preenchida, para, então, alcançar níveis satisfatórios nos reservatórios, que depois são acionados para que a água chegue novamente às torneiras dos consumidores.

É importante destacar que o abastecimento de água não é retomado imediatamente depois que a energia elétrica retorna. O esvaziamento dos canos gera pressão extra dentro da tubulação, o que pode danificar ou até romper os dutos quando a água volta a ser bombeada. Para minimizar esses riscos, o bombeamento é ajustado de forma lenta e gradual, com o objetivo de manter as estruturas do sistema de abastecimento preservadas. Portanto, esse tempo é necessário para evitar novas avarias que limitem o sistema e a prestação de serviço à população.

MAIS SOBRE A OPERAÇÃO
Desde terça-feira (16) à noite, a Corsan trabalha mobilizada em força-tarefa para atenuar os impactos gerados ao sistema de abastecimento de água, em todo o Rio Grande do Sul, após o evento climático que trouxe fortes chuvas e rajadas de vento a diversas regiões do Estado. Muitas estruturas físicas foram comprometidas, mas centenas de colaboradores trabalham permanentemente para restabelecer o abastecimento a toda a população o mais breve possível.

A Corsan adota medidas emergenciais como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e de carros-pipa para atendimentos emergenciais. Neste momento, estão em operação ou já instalados nas unidades de saneamento, prontos para ativação sob demanda, 79 geradores em 22 cidades de diversas regiões do Estado, número que pode variar ao longo do dia.

Equipes da Corsan seguem reforçadas e atuam em regime emergencial para prestar o suporte necessário até que a situação seja completamente normalizada. A empresa continua à disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da regularidade dos serviços.

A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida no site da Companhia. 

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN