O novo boletim de atualizações emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia na tarde desta quinta-feira (18) aponta em torno de 60 mil imóveis ainda desabastecidos na região metropolitana de Porto Alegre, uma redução de 40% em relação à situação da manhã. Neste momento, muitos reservatórios da região já responderam ao sistema e encontram-se em níveis satisfatórios, dentro do programado. O abastecimento deve ser retomado, gradualmente, durante a tarde e noite desta quinta e madrugada desta sexta-feira (19). Gravataí e Canoas são as cidades ainda mais afetadas pelo desabastecimento. No caso de Gravataí, a energia elétrica segue sendo suprida por geradores da Corsan conectados ao sistema. Vinte caminhões pipa estão de prontidão para atender casos emergenciais, como escolas e hospitais.
SOBRE O RETORNO GRADUAL
Assim que a energia elétrica for restabelecida em cada município, os motores que fazem o sistema de água funcionar são ligados novamente e passam a captar, bombear e distribuir água, até que toda a extensão de canos das redes seja preenchida, para, então, alcançar níveis satisfatórios nos reservatórios, que depois são acionados para que a água chegue novamente às torneiras dos consumidores.
É importante destacar que o abastecimento de água não é retomado imediatamente depois que a energia elétrica retorna. O esvaziamento dos canos gera pressão extra dentro da tubulação, o que pode danificar ou até romper os dutos quando a água volta a ser bombeada. Para minimizar esses riscos, o bombeamento é ajustado de forma lenta e gradual, com o objetivo de manter as estruturas do sistema de abastecimento preservadas. Portanto, esse tempo é necessário para evitar novas avarias que limitem o sistema e a prestação de serviço à população.
MAIS SOBRE A OPERAÇÃO
Desde terça-feira (16) à noite, a Corsan trabalha mobilizada em força-tarefa para atenuar os impactos gerados ao sistema de abastecimento de água, em todo o Rio Grande do Sul, após o evento climático que trouxe fortes chuvas e rajadas de vento a diversas regiões do Estado. Muitas estruturas físicas foram comprometidas, mas centenas de colaboradores trabalham permanentemente para restabelecer o abastecimento à população o mais breve possível.
A Corsan adota medidas emergenciais como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e de carros-pipa para atendimentos emergenciais. Neste momento, estão em operação ou já instalados nas unidades de saneamento, prontos para ativação sob demanda, 79 geradores em 22 cidades de diversas regiões do Estado, número que pode variar ao longo do dia.
Equipes da Corsan seguem reforçadas e atuam em regime emergencial para prestar o suporte necessário até que a situação seja completamente normalizada. A empresa continua à disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da regularidade dos serviços.
A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida no site da Companhia.