O novo boletim emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia às 21h30 desta terça-feira (30) mostra que, com o avanço das chuvas, regiões dos vales do Taquari e do Caí, além da parte Central, Nordeste do Estado e região dos Sinos, também registram ocorrências de desabastecimento. O evento climático deixa 133 mil imóveis de 18 municípios sem fornecimento de água na noite desta terça. Em Santa Maria, um dos locais mais severamente atingidos, o ponto do rompimento de uma adutora de água bruta ficou isolado por alagamento, impedindo, até o momento, que as equipes cheguem até o local para os reparos necessários. Além disso, em função dos bloqueios das rodovias, a Corsan tentará entregar novamente, na manhã desta quarta-feira (1º), geradores, caminhões-pipa e mangueiras de grande porte para ligações provisórias que recuperem a vazão de água do sistema e retomem o abastecimento à cidade de forma emergencial.
A Corsan atua em força-tarefa com esforços redobrados e equipes reforçadas para atenuar os impactos gerados ao sistema de abastecimento de água devido ao grande volume de chuva registrado desde a noite desta segunda-feira (29). Também mantém monitoramento permanente das condições de enchentes, das unidades e equipamentos, bem como junto às concessionárias de energia elétrica.
Além disso, a Companhia está preparada para contingenciar a necessidade da instalação de geradores nas localidades em que o abastecimento fique mais prejudicado, onde for logisticamente viável. Importante ressaltar que o período compreendido entre a solicitação do equipamento e a entrada dele em operação deve considerar o transporte até a estrutura onde será utilizado, bem como o preparo para restabelecer o sistema de abastecimento.
A cada evento climático, a empresa se coloca à disposição das operadoras de energia
para contribuir com o restabelecimento da normalidade dos serviços.
A situação atualizada do abastecimento nos municípios atendidos pela Corsan e a previsão de retomada dos serviços pode ser conferida em https://servicos.corsan.com.br/#/solicitacao/10/