ATUALIZAÇÃO CORSAN DA SITUAÇÃO DO ABASTECIMENTO – 20H30

Publicação:

Trabalhos de recuperação ETA Esteio
Trabalhos de recuperação ETA Esteio

O levantamento da noite desta quinta-feira (16), identificou 121 mil imóveis desabastecidos em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, na região Metropolitana.

A chuva durante todo o dia foi um complicador, mas não arrefeceu a mobilização das equipes e o andamento dos trabalhos de recuperação das estações de tratamento em Canoas e Esteio.

O alagamento que afetou severamente as ETAs Rio Branco (Canoas) e Esteio – que também abastece Sapucaia do Sul – continua sendo o principal problema, tornando ainda mais difícil o trabalho das equipes que tentam recuperar a estação.

Nessa quinta-feira, paralelamente ao trabalho das equipes para drenar a água das instalações, foi possível instalar bombas e motores nas estações de captação e tratamento de Esteio. Além disso, os técnicos efetuaram a secagem e a vedação dos quadros elétricos além da instalação de pontos de energia adicionais para agilizar a operação dos equipamentos.

A expectativa da Corsan é de que ao final da noite desta sexta-feira (17), os sistemas de abastecimento da Estação de Tratamento Esteio – que também atende Sapucaia do Sul – voltem a operar parcialmente. Dessa forma, a previsão é de que até a manhã da terça-feira (21), o abastecimento no município e em Sapucaia seja restabelecido.

Na região, também estão sendo instaladas cinco estações móveis de tratamento, ampliando o fornecimento de água potável até que a Estação original esteja plenamente recuperada. Três ETAS móveis foram instaladas em Esteio, na área da Votorantim; as outras duas em Sapucaia do Sul ficam na Gerdau e na COHAB (ainda em instalação).

Complementando o Plano de Contingência da Companhia, há 15 poços perfurados e conectados às redes, bem como a implantação de cerca de 10 quilômetros de adutoras para interligar os sistemas Esteio-Sapucaia e Canoas.

No bairro Niterói, uma nova adutora de cerca de 3 quilômetros vai ampliar, por meio da ETA Niterói, o abastecimento da região que é originalmente feito pela Estação de Tratamento Rio Branco.

Das 67 cidades desabastecidas desde pico das cheias, 65 já tiveram o serviço restabelecido pela Corsan .