ATUALIZAÇÃO CONDIÇÕES ABASTECIMENTO – 19H

Publicação:

Construção adutora de água Esteio
Construção adutora de água Esteio

De acordo com o novo levantamento do Centro de Operações Integradas (COI), 198 mil imóveis estão sem água em 14 cidades de três regiões atendidas pela Corsan no Estado. A Metropolitana é a que ainda concentra grande parte dos desabastecimentos. No entanto, a retomada acontece gradualmente em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Viamão, com estimativa de normalização total até a próxima segunda-feira (13).

Condições do abastecimento nessas regiões:

METROPOLITANA
São 5 cidades – Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Viamão – com desabastecimento parcial, impactando em 162 mil imóveis. Nesses municípios o fornecimento de água está sendo retomado gradualmente, podendo levar mais tempo para chegar às torneiras de regiões mais altas da cidade e mais distantes das estações.

Durante o sábado, mesmo com a chuva, os trabalhos da força-tarefa mobilizada para restabelecer o sistema de abastecimento Esteio-Sapucaia avançaram bastante. Enquanto mergulhadores atuaram na limpeza e desobstrução das tubulações na captação de água bruta, equipes trabalham na drenagem da casa de bombas e em reparos em sistemas elétricos da estação de tratamento. Também tiveram início a montagem e a implantação das estações móveis de tratamento, e a instalação cerca de 2 quilômetros da nova adutora de água, bem como a instalação de uma nova elevatória foram concluídos, contribuindo para acelerar a retomada do abastecimento de água nesses municípios.

Além disso, como parte do Plano de Contingência adotado pela empresa, foi ampliada a quantidade de reservatórios temporários em Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul e Viamão, reforçando o fornecimento de água potável à população até que o abastecimento seja restabelecido. Os endereços podem ser conferidos no site da Companhia: www.corsan.com.br.

Nas regiões Central (Santa Maria) e Nordeste (Vale do Taquari), a situação segue inalterada em relação ao último boletim.

CENTRAL
São 31 mil imóveis desabastecidos em 4 cidades – Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz e Santa Maria.

NORDESTE (Vale do Taquari e Serra)
Desabastecimento de 4 mil imóveis em Cruzeiro do Sul, Encantado e Estrela.

ISENÇÃO PARA ATINGIDOS PELAS CHEIAS
Com a presença do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza, a Corsan, o Ministério Público e a Defensoria Pública lançaram na tarde desta sexta (10), o Programa de Apoio aos impactados pelos eventos climáticos nas regiões atendidas pela Companhia. Os imóveis que sofreram alagamentos terão isenção da conta de água por 2 meses (maio e junho), sendo que os que contam com tarifa social não pagarão a conta por seis meses. Os afetados por desabastecimento terão isenção do valor do serviço básico na conta de maio. A medida alcança 906 mil economias em 67 cidades.
A Corsan realizará um mutirão de recadastramento para adesão a tarifa social. Mais de 10 mil famílias dos municípios impactados poderão ser beneficiados.