ATUALIZAÇÃO CONDIÇÕES ABASTECIMENTO – 12H

Publicação:

Estação de Captação Esteio
Estação de Captação Esteio

Boletim da manhã deste sábado (11) aponta novo avanço no fornecimento de água pela Corsan. Atualmente são 245 mil imóveis desabastecidos em 14 municípios, 95 mil a menos em relação à noite desta sexta-feira, quando eram 340 mil em 15 cidades. Consequência, principalmente, da evolução na região Metropolitana com a recuperação dos sistemas e do abastecimento em cinco municípios – Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Viamão. Nas regiões atendidas do interior, a expectativa da empresa é de que neste sábado o abastecimento seja totalmente normalizado, com desabastecimentos pontuais.

Nos sistemas que voltaram a operar, a água está voltando gradualmente às torneiras. Os reservatórios dos imóveis das regiões mais baixas e próximas às estações recebem a água primeiro. Por isso, a água leva mais tempo para chegar às regiões mais altas e distantes.

Condições do abastecimento nas regiões atingidas:

METROPOLITANA
Em 24 horas, o abastecimento na região foi restabelecido para 109 mil famílias. Nesta manhã, 208 mil imóveis de 7 municípios estão sem água. Eram 317 na manhã desta sexta. Guaíba e Eldorado do Sul estão 100% abastecidas.

Com a capacidade de operação das estações de captação e tratamento do sistema Alvorada-Viamão quase restabelecida em sua totalidade, o abastecimento chega à maioria dos bairros de Alvorada, ainda com baixa pressão na vazão em pontos mais altos da cidade. Em Viamão o fornecimento será gradual ao longo deste sábado.

Em Canoas, a estação de tratamento Rio Branco continua inundada.
No final da noite de sexta (10) foi concluída a instalação de nova bomba de captação que atende o sistema Cachoeirinha-Gravataí. O restabelecimento gradual do abastecimento em ambos os municípios está previsto durante o dia.

Neste sábado, há concentração de esforços na recuperação do sistema Esteio-Sapucaia, ainda o mais prejudicado pelas inundações. Dentro do Plano de Contingência, a companhia está mobilizada com equipe de mergulhadores fazendo a limpeza e desobstrução da área da casa de bombas de captação de água bruta e de tratamento; frentes de trabalho atuando na instalação de cinco estações móveis de tratamento, na construção da nova adutora, na ampliação do fornecimento de caixas d’água e caminhões-pipa para o atendimento da população dos dois municípios, bem como na perfuração de poços para aumentar a distribuição de água.

CENTRAL (Região de Santa Maria)
Atualmente são 31 mil imóveis com desabastecimento em 4 cidades – Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz e Santa Maria.

NORDESTE (Vale do Taquari e Serra)
Abastecimento próximo da normalização na região, uma das mais afetadas desde o começo das chuvas. Nesta manhã o desabastecimento é parcial em Cruzeiro do Sul, Encantado e Estrela, impactando em 4 mil imóveis.

ISENÇÃO PARA ATINGIDOS PELAS CHEIAS
Com a presença do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza, a Corsan, o Ministério Público e a Defensoria Pública lançaram na tarde desta sexta (10), o Programa de Apoio aos impactados pelos eventos climáticos nas regiões atendidas pela Companhia. Os imóveis que sofreram alagamentos terão isenção da conta de água por 2 meses (maio e junho), sendo que os que contam com tarifa social não pagarão a conta por seis meses. Os afetados por desabastecimento terão isenção do valor do serviço básico na conta de maio. A medida alcança 906 mil economias em 67 cidades.

A Corsan realizará um mutirão de recadastramento para adesão a tarifa social. Mais de 10 mil famílias dos municípios impactados poderão ser beneficiados.

MONITORAMENTO BARRAGENS
Foi declarado, nesta sexta-feira (10), encerramento do estado de emergência das barragens São Miguel e Barracão, em Bento Gonçalves. A decisão aconteceu com base no monitoramento e na inspeção realizados pela companhia em conformidade com os procedimentos previstos no Plano Nacional de Segurança das Barragens. A Defesa Civil já foi comunicada e as famílias que haviam sido retiradas das regiões de risco, já podem retornar às suas residências. Mesmo considerando a quantidade de chuvas previstas para os próximos dias, não há risco de rompimento.