Assinada ordem de serviço para revitalização da ETE de Tapes

Publicação:

Tapes   assinatura ordem de serviço reforma ETE   10 05 2017 (17)
Tapes assinatura ordem de serviço reforma ETE 10 05 2017 (17)

O governador José Ivo Sartori assinou na manhã desta quarta-feira (10) a Ordem de Serviço para a revitalização da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Tapes. O documento autoriza a empresa MGM Serviços Técnicos Ltda. a realizar a construção de cerca e guarita na instalação. A obra tem prazo de execução de 90 dias. A previsão de início é em 1º de junho, devendo estar concluída em final de agosto.

De acordo com o diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, essa obra significa uma retomada das ações relativas ao sistema de esgotamento sanitário de Tapes. “A Corsan já tem uma infraestrutura instalada no município, o que permite que rapidamente possamos fazer um planejamento conjunto visando à universalização da coleta de esgotos. Vamos reaproveitar tubulações de coleta de esgoto e a própria estação para ampliar cada vez mais os serviços de saneamento com ênfase no tratamento de esgotos”, acrescentou.

Na ocasião, o governador destacou que tudo o que for feito de trabalho na área de esgotamento sanitário significa saúde, mas que também é necessário convencer as pessoas a fazerem as ligações ao sistema de esgotamento. “Devemos nos convencer que um dia a água, o lixo e o esgoto vão custar caro, mas é um investimento dos melhores na qualidade de vida da população. Qualificar os serviços é sempre uma iniciativa boa. Nós tentamos enfrentar as dificuldades do Rio Grande do Sul, mas mesmo assim não deixamos de tratar as coisas essenciais para a vida das pessoas”, afirmou. Sartori disse que o ato era solene, mas refletia o que o Governo deseja de moderno, sustentável e eficiente, capaz de provocar o desenvolvimento da qualidade de vida e também o desenvolvimento da comunidade.

Para o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, a Corsan vem investindo em todo o Estado, inclusive com planos ousados para a Região Metropolitana, com parcerias com a iniciativa privada. “O objetivo é universalizar o esgotamento sanitário e trazer saúde para a população. Com certeza essa é uma obra importante determinada pelo governador.” O prefeito Silvio Rafaeli agradeceu o início das obras e disse que o desejo maior é ter uma Lagoa dos Patos limpa.

Estavam presentes ao ato o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes; o diretor Administrativo da Corsan, Marcus Vinicius Vieira de Almeida; a presidenta da Câmara de Vereadores de Tapes, Catia Iribarrem Longarai; entre outras autoridades.