Apresentada proposta de aditivo a prefeitos das Missões

Publicação:

Corsan apresenta proposta de aditivo a prefeitos das Missões
Corsan apresenta proposta de aditivo a prefeitos das Missões

A Corsan prestou esclarecimentos a municípios da região Missões, em reunião virtual nesta terça-feira (15), sobre a proposta de aditivo contratual enviada às prefeituras. O diretor-presidente da Companhia, Roberto Barbuti, apresentou detalhes da minuta a prefeitos e procuradores municipais.

Barbuti ressaltou que a Corsan remeteu às prefeituras minutas de aditivos simplificadas, que incorporam aos atuais contratos de programa as obrigações impostas pelo novo Marco Legal do Saneamento. Conforme o dirigente, a nova proposta – diferentemente da apresentada em setembro de 2021 – não requer a extensão do prazo dos contratos, a qual, porém, continua sendo uma alternativa para as prefeituras que assim desejarem. “Além de cumprir uma obrigação legal, aditivar os contratos traz conforto ao município para assegurar que a Companhia faça os investimentos necessários para se atingir a universalização, aumentar a segurança hídrica e qualificar a prestação do serviço”, destacou o diretor-presidente.

De acordo com o gestor, embora a titularidade dos serviços de saneamento seja municipal, a Corsan tem buscado ser proativa, construindo alternativas para, nesse momento de transição, garantir que os municípios possam atingir as metas legais. Barbuti informou que a Corsan tem o maior plano de investimentos de uma empresa gaúcha, na ordem de R$ 13 bilhões. “O Rio Grande do Sul ficou para trás no esgotamento sanitário, e nesse contexto estamos buscando acelerar os investimentos, por meio de iniciativas como a privatização da Companhia, que corre em paralelo à assinatura dos aditivos”, salientou, sublinhando ainda que está em elaboração na empresa um Plano de Segurança Hídrica, dedicado a planejar diversas ações considerando, por exemplo, a ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos extremos.

A Corsan também encaminhou aos prefeitos um vídeo do governador Eduardo Leite com a posição do Governo do Estado, acionista controlador da Companhia, sobre a assinatura dos aditivos, e disponibilizou no site oficial um material com perguntas e respostas sobre o tema (disponível em corsan.com.br/desestatizacao). Durante o encontro, foram respondidas perguntas das autoridades presentes. Pela Companhia, também participaram da reunião os superintendentes de Relações Institucionais, Samanta Popow Takimi, e das Regionais Missões, João Corim da Rosa, e Central, José Roberto Epstein, além de representantes dos escritórios de advocacia CMT e Aloísio Zimmer, que prestam suporte técnico especializado para a Corsan.