Ampliação do sistema de abastecimento de água de Santiago vai beneficiar quase 52 mil pessoas

Publicação:

Estação de Tratamento de Água em Santiago – Foto: Nabor Goulart/Casa Civil/Palácio Piratini
Estação de Tratamento de Água em Santiago – Foto: Nabor Goulart/Casa Civil/Palácio Piratini

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) inaugurou, na tarde desta sexta-feira (27), a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Santiago, no Oeste do estado. Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, a obra ampliou a capacidade de tratamento de 70 para 200 litros por segundo, garantindo melhor distribuição de água para a população de quase 52 mil pessoas do município, pelos próximos 20 anos.

Na inauguração, que teve a presença do governador José Ivo Sartori, o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, lembrou que essa “é uma obra importante porque há alguns anos houve um problema de seca na cidade, que provocou um racionamento no sistema de energia de tal maneira que havia rotatividade na entrega de água potável. Então, desde lá, nos planejamos para ampliar essa estação a fim de trazer mais conforto à população e segurança hídrica, por um longo período de tempo”.

O empreendimento, que contou com recursos próprios da Corsan e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC1) do governo federal, permitiu a instalação de duas Estações de Tratamento de Água (ETA) metálicas compactas, com capacidade para 30 litros, por segundo, cada.

Também foi construída nova subestação transformadora; modernizadas as instalações elétricas e assentados 4, 2 km de adutora de água bruta, com capacidade para aduzir 280 litros, por segundo, da barragem do Arroio Lajeado Pinheiro até a ETA.

Conforme o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, a obra é uma antiga demanda da comunidade. “Essa ampliação é esperada há bastante tempo pelo município, para que possamos continuar entregando água de qualidade. A Corsan tem como grande desafio o tratamento de esgoto nos municípios atendidos pela companhia e, inclusive, já temos um projeto que deve ser licitado em breve para beneficiar os moradores de Santiago”, anunciou.

Também participaram da inauguração, os secretários dos Transportes, Pedro Westphalen; e da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; o prefeito de Santiago, Tiago Gorski; os diretores Comercial e de Expansão da Corsan, Luciano Eli Martin e Marcus Vinicius Caberlon, respectivamente; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Marco Peixoto; o deputado federal Luís Carlos Heinze; e o 1º tenente do Exército, Jefferson Luís Pereira, representando o comandante da 1° Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Carlos José Penteado.

Texto: Secom