ÁGUA 360°
Ultrapassando as fronteiras do saneamento básico, a Corsan amplia seu conjunto de serviços em todo o caminho da água, com fortes investimentos em inovação e tecnologia.
O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da conservação da água, dependem de iniciativas que contemplem ainda mais do que o saneamento básico, e que venham propor soluções ambientais em todas as etapas do caminho da água.
De toda a água disponível no planeta, 97,5% é água salgada e não é adequada ao nosso consumo direto nem para a irrigação. Apenas 2,5% da água disponível é doce, sendo a maior parte (69%) de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios. (Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico)
A partir de sua expertise e com o olhar para o futuro, a Corsan propõe um movimento na busca pela sustentabilidade hídrica e com a participação da sociedade. É o movimento Água 360º, que tem como objetivo ampliar a visão sobre a água e também um convite ao cuidado com esse bem essencial para todos.
Água 360 é o olhar sobre cada etapa do caminho da água de forma ampla e a partir dele realizar ações para o meio ambiente, que somos parte e precisamos cuidar hoje para garantir um amanhã melhor pra todos.
Para que esse movimento aconteça, foram criados grandes eixos que contemplam as ações de tecnologia e inovação que a companhia está desenvolvendo e que necessitam da participação da população para o ciclo se desenvolver. Vamos cuidar juntos?
Conheça os eixos do movimento Água 360º:
Conservando os recursos hídricos em todas as etapas do caminho da água
Diversas ações da Corsan se refletem no cuidado com os recursos hídricos, como forma de garantir o abastecimento de água regular e a sustentabilidade dos seus processos.
A partir de investimentos recentes, a companhia tem como objetivo reduzir as perdas físicas (água perdida na rede de distribuição) e comerciais (água que é utilizada pela população, mas não faturada), além da substituição de bombas obsoletas e outros equipamentos que são grandes consumidores de energia elétrica – por meio do contrato assinado recentemente com a International Finance Corporation (IFC).
No contexto de sustentabilidade dos processos, estão em andamento projetos e ações de gerenciamento de resíduos como lodo das Estações de Tratamento de Água, que pode se transformar em subproduto, garantindo uma destinação final sustentável. Recentemente foi assinado um contrato com o Senai para gerenciamento de resíduos sólidos, que vai proporcionar uma gestão integrada dos resíduos em toda a companhia a partir de um diagnóstico ambiental abrangendo Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) e a Sede. Após o diagnóstico, serão traçadas as linhas de ação para dez regiões, 317 municípios e 619 endereços.
Saiba mais:
https://www.corsan.com.br/assinado-contrato-com-senai-fiergs-para-gerenciamento-de-residuos-solidos
Sobre a conservação dos recursos hídricos, existem importantes ações como:
- assegurar algumas das condições necessárias para garantir a conservação dos mananciais do estado, em conjunto com os comitês de bacias hidrográficas;
- sobre as nascentes de água, a Corsan e o Ministério Público do Rio Grande do Sul lançaram uma parceria para mapear e conservar as nascentes, por meio do aplicativo Água para o Futuro e do Programa Especial de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA). Após os registros das nascentes, mediante avaliação técnica, será possível definir se estão preservadas ou não e estabelecer ações de manutenção ou de recuperação das fontes de água que apresentem irregularidades ambientais.
O convênio vai fomentar práticas transparentes de recuperação e conservação de áreas de proteção permanente (APPs) associadas às nascentes, garantindo um apoio que beneficia diretamente a sociedade e os usuários da água e valoriza as propriedades rurais e as fontes de abastecimento. Além de contribuir para a segurança hídrica e o abastecimento público de água.
Sensibilizando as gerações futuras para a importância do caminho da água
A Corsan implantou em 2020 um Programa de Educação Ambiental, na qual estabelece diretrizes e metas paras as ações de educação ambiental na Companhia. A Corsan atualmente, conta com mais de 300 multiplicadores ambientais que desenvolvem atividades nos municípios atendidos pela companhia. Visando a padronização das ações e melhoria na qualidade, a Corsan está realizando em parceria com o Senai, um curso de capacitação dos multiplicadores ambientais, onde os colaboradores aprendem conteúdos técnicos do saneamento e estratégias didáticas de ensino.
As ações de educação e estímulo às boas práticas junto ao meio ambiente, além de ampliar as ações de educação ambiental desenvolvidas pela companhia, se somam ao projeto de sustentabilidade H2oje - um sistema integrado que reúne informações e alerta sobre sustentabilidade hídrica.
Muito além de um agregador de conteúdo, a proposta é criar consciência a partir de uma transformação cultural. Acreditamos que a água é o futuro das crianças e é por meio delas que podemos garantir o hoje e o amanhã.
Saiba mais: https://www.h2oje.com/
Além desse projeto, a Corsan desenvolve outras ações de educação ambiental que visam estimular a participação de estudantes como o Jovens Embaixadores do Saneamento (viagem de estudos virtual para alunos de escolas públicas). O projeto visa trabalhar a educação ambiental nas regiões próximas das obras de saneamento aproximando a Corsan da comunidade e sensibilizando as novas gerações a cuidar do meio ambiente.
Saiba mais: https://www.h2oje.com/jovens-embaixadores-do-saneamento/
Aumentando o potencial econômico dos municípios turísticos
As ações para a conservação dos recursos hídricos e cuidados com o meio ambiente, não apenas pela Corsan mas por toda a sociedade, repercutem diretamente na melhoria do ambiente em locais que abrigam o turismo, atraindo mais pessoas. O que também vai se refletir na base da economia desses municípios.
A Corsan tem ações em andamento que visam reduzir a contribuição de esgoto, e assim, conservar o corpo hídrico em regiões de turismo do Rio Grande do Sul como norte, litoral e serra.
Um desses investimentos é na região das Hortênsias, onde está em fase final a obra das novas instalações da estação de tratamento de esgoto Santa Terezinha, que vai duplicar a capacidade, podendo tratar até 90 litros por segundo. A obra consiste em dois módulos de estação pré-fabricada junto à ETE existente, uma solução histórica por meio de uma obra de qualidade, que representa investimento em tecnologia, modernização e eficiência operacional. E que visa também reduzir a contribuição de esgoto no corpo hídrico, conservando um dos cartões-postais da serra gaúcha: a cascata do Caracol.
Desenvolvendo inovações para melhorar processos no caminho da água
Os processos de tratamento de água da Corsan acompanham as inovações atuais com o objetivo de automatizar o serviço e de qualificar ainda mais o atendimento. A ETA 4.0 visa a implantação de sistema de tecnologias e metodologias inteligentes, para automatizar as análises e o controle de parâmetros de potabilidade na Estação.
Qualificar o atendimento também é atender a população de baixa renda. Esse é o objetivo do programa Água, Vida e Cidadania, que leva abastecimento de água para as famílias, em áreas de ocupação consolidada, que não têm acesso à água tratada de qualidade, oportunizando mais saúde, dignidade e cidadania.
Dentre as ações voltadas para a qualidade de vida e qualificação dos processos, a companhia desenvolve orientações sobre o descarte do esgoto doméstico (para quem tem solução individual- fossa séptica), é o Solutrat - programa de limpeza de fossas sépticas.
Este programa visa realizar a limpeza periódica das fossas sépticas e trazer informações para o cidadão sobre a importância e os benefícios da realização desta limpeza para o meio ambiente.
Saiba mais: https://www.corsan.com.br/solutrat
Como podemos cuidar juntos:
- Fortalecemos o nosso plano de investimentos. Prefeito, fale com nossa equipe e saiba como se engajar neste projeto.
- Estamos ampliando nossas parcerias locais. Profissional da educação e organizações de meio ambiente, procurem nossos multiplicadores ambientais e visitem nossa plataforma H2oje.
- Contamos com o Projeto Pagamento por Serviços Ambientais - Secretarias municipais de Meio Ambiente entrem em contato com nossa Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para saber mais.
- Buscamos inovação e tecnologia. Universidades parceiras e hubs de inovação, estamos abertos para construir juntos.
- Queremos inspirar a colaboração. Cidadão, compartilhe seus projetos de sustentabilidade com a sua prefeitura e com a Corsan. Acompanhe as iniciativas nas nossas redes e traga sua ideia. Vamos juntos neste movimento.