Equipes da Corsan trabalham há mais de 48 horas em conserto de alta complexidade
A Corsan deve finalizar, na manhã de hoje (30), o conserto de uma adutora na av. Ely Corrêa, em Gravataí. Nessa etapa final do trabalho, as equipes estão realizando a adaptação e a ancoragem da tubulação, para estabilizá-la e assim poder colocá-la em operação. De forma ininterrupta e com reforço nas equipes, a Companhia está trabalhando há mais de 48 horas no conserto, iniciado na manhã de terça-feira (28). A normalização do abastecimento deve iniciar gradualmente à tarde, com regularização completa durante a noite desta quinta-feira (30). Caminhões-pipa estão atendendo às regiões desabastecidas.
O serviço é de alta complexidade técnica. As equipes da Corsan revezam-se em turnos de 25 trabalhadores, além de contar com o apoio de empresas terceirizadas. Até o momento, foram utilizados dois guindastes, escavadeira hidráulica e retroescavadeira. Há vários complicadores que dificultam e retardam o andamento do conserto, como a presença de fios de alta tensão, o trabalho em altura (a adutora está a seis metros do chão) e as características do terreno – íngreme, escorregadio e às margens de um arroio que está cheio.
Saiba mais
A adutora é paralela às pontes do bairro Parque dos Anjos, as quais estão passando por obra de duplicação. As escavações da obra, feitas por empresa contratada pela Prefeitura, desestabilizaram o talude que sustentava a adutora. Na terça-feira (28), o grande volume de água decorrente das recentes chuvas movimentou a encosta junto à cabeceira da ponte, causando a erosão do talude e a queda de um poste de alta tensão. Inicialmente, foi necessário estabilizar o poste, que empurrou a adutora quando o talude veio abaixo. Depois, os trabalhos envolveram a colocação de uma camada de pedras e de concreto junto à cabeceira da ponte, instalação da rede de chegada e realinhamento da adutora.
Para mais informações, acesse a seção Situação do Abastecimento de Água no site da Companhia (corsan.com.br) ou ligue para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.
(matéria atualizada às 07h30 de 30/05/2019)