Programação desenvolvida ao longo de junho inclui plantio de árvores, visitas guiadas, oficinas de reaproveitamento de resíduos, palestras e atividades de conscientização
O Mês do Meio Ambiente está mobilizando os 317 municípios atendidos pela Corsan em uma programação de educação ambiental, sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Ao longo de junho, a Companhia realiza 39 ações promovidas pelas cinco diretorias regionais, envolvendo escolas, comunidades, colaboradores, entidades parceiras e órgãos públicos.
A programação inclui visitas guiadas a estações de tratamento de água e esgoto, plantio de mudas nativas, oficinas de reaproveitamento de resíduos, campanhas educativas, palestras, mutirões de limpeza e projetos de conscientização sobre o uso responsável das fontes naturais de água e a importância do saneamento básico.
Aproximação com as comunidades
Segundo a gestora de Meio Ambiente da Corsan, Fernanda Cenci, as iniciativas reforçam o compromisso da Companhia com a sustentabilidade e a aproximação com as comunidades.
“A proposta é mobilizar todas as diretorias da Corsan em torno de uma agenda comum de educação ambiental, ao mesmo tempo em que cada região desenvolve iniciativas conectadas à sua realidade local. Com isso, aproximamos as comunidades dos temas ambientais e reforçamos a importância do saneamento para a preservação dos recursos naturais e para a qualidade de vida da população”, destaca.
Um dos principais focos da programação é a educação ambiental junto às escolas. Por meio dos programas Saúde Nota 10, Portas Abertas e Patrulheiros Contra os Vilões do Esgoto, crianças e adolescentes participam de atividades sobre o ciclo da água, tratamento de água e esgoto, descarte correto de resíduos e preservação dos mananciais.
Economia circular
A economia circular também integra a programação. Em municípios como Panambi, Capão da Canoa e Guaporé, o programa De Olho no Óleo promove oficinas de fabricação de sabão ecológico e ações de conscientização sobre os impactos do descarte inadequado do óleo de cozinha.
As ações incluem ainda plantios de mudas nativas em municípios como Canoas, Catuípe, Garibaldi, Guaporé, Serafina Corrêa e São Lourenço do Sul, além de palestras sobre inovação ambiental, blitzes ecológicas, implantação de pontos de entrega voluntária para materiais recicláveis e atividades de integração com escolas, universidades e organizações da sociedade civil.
No Parque do Caracol, em Canela, a Corsan promove um workshop sobre meio ambiente e responsabilidade social, ampliando o alcance das ações educativas em um dos principais destinos turísticos do Estado.
Além das atividades desenvolvidas durante o Mês do Meio Ambiente, a Companhia mantém programas permanentes de educação socioambiental ao longo do ano. As ações seguem durante todo o mês de junho, reforçando o compromisso da Corsan com a sustentabilidade, a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida das comunidades atendidas.