Estrela: Escola Cônego Sereno Hugo Wolkmer é a primeira no Estado a receber o projeto Vira Página, da Corsan

Publicação:

Termo de adesão da escola ao Vira a Página foi assinado pela presidente da Corsan, Samanta Takimi.
Termo de adesão da escola ao Vira a Página foi assinado pela presidente da Corsan, Samanta Takimi.

Poder virar a página era um sonho da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, Raquel Cristina da Costa, desde que o prédio ficou totalmente alagado pela enchente de maio de 2024. Na última semana, o desejo foi realizado. A escola foi uma das três instituições no Estado contempladas com o projeto Vira Página, realizado pela Corsan e incentivado pelo Instituto Aegea.

O termo de participação do colégio, assinado pela diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, pela prefeita de Estrela, Carine Schwingel, e a diretora do estabelecimento, vai permitir a reforma do prédio e a revitalização da biblioteca.

A assinatura ocorreu durante a Mostra Saberes em Cena, promovida pela escola. Além de ser restaurada e receber novo mobiliário e pintura, a biblioteca será equipada com mil livros, notebooks e um software para gerenciamento do acervo. A previsão é de que esteja pronta até março do ano que vem.

“O Vira Página é um programa de grande importância, porque a escola é a base da sociedade, da cultura, da união e dos ensinamentos, que partem daqui junto com as famílias. Então, é uma honra estar aqui em Estrela e poder propiciar à comunidade esse projeto, que em breve entregará a nova biblioteca”, disse a diretora-presidente da Corsan. 

Segundo a prefeita Carine Schwingel, o Município não consegue realizar todo o  investimento necessário na educação e, por isso, a parceria com outras instituições é fundamental. “Muitas vezes, o dinheiro da prefeitura acaba sendo insuficiente para o tamanho da demanda. Então, a gente vem buscando parceiros que acreditam que podem se somar ao projeto da reconstrução.  Estamos muito felizes em saber do compromisso da Corsan com a reestruturação da nossa cidade, depois de tudo o que a gente viveu com a enchente”, afirmou a prefeita.

O projeto Vira Página será realizado também nas escolas municipais Eurípes Brasil Milano, de Alegrete, e Coronel Sebastião Rocha, de Passo Fundo.