Com investimento de R$ 5,5 milhões, foi inaugurada na tarde dessa quinta-feira, 26, em Capão do Leão, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Embrapa, que vai atender inicialmente mais de 20 mil pessoas, entre moradores, servidores e alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e funcionários da Embrapa. A captação de água será feita do canal São Gonçalo, que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos.
A obra faz parte da meta da Corsan de ampliar o fornecimento de água para 99% da população e a coleta e tratamento de esgoto para 90% dos gaúchos que vivem nos 317 municípios atendidos pela Companhia, nos próximos dez anos. O projeto atende ao Marco Legal do Saneamento, previsto em lei federal.
“Não temos palavras para agradecer à Corsan”, disse o prefeito de Capão do Leão, Vilmar Schmitt, durante a solenidade de inauguração. “Quem ganha somos nós da comunidade. Hoje é um orgulho e uma satisfação a gente estar inaugurando essa ETA tão importante para o nosso município”, reforçou o presidente da Câmara de Vereadores de Capão do Leão, vereador André Porto.
Sonho realizado
Antes desta nova estação de tratamento, o município era abastecido somente pelo Arroio Padre Doutor, que teve a captação prejudicada por causa das estiagens recorrentes nos últimos anos. A construção teve início em outubro de 2020 e foi finalizada agora em outubro de 2023. O superintendente da Regional Sul da Corsan, Mário Silva, destacou a excelência da obra e a conclusão feita dentro do previsto.
“É o momento da realização de um sonho nosso, da Embrapa e UFPel e da população de Capão do Leão. Água é vida. As estiagens têm nos causado muitos problemas. Com a água do Canal São Gonçalo da Corsan, muitos dos nossos problemas serão resolvidos”, comemorou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira.
A vice-reitora da UFPel, Úrsula Rosa da Silva, falou sobre a importância do padrão da água para a instituição. “A possibilidade de se ter uma água de qualidade significa também o desenvolvimento do município. Para, nós da UFPel, significa dar conforto para alunos, professores e técnicos, como também dar melhores condições às pesquisas que dependem da relação com a água”, ressaltou. A vice-reitora também agradeceu à Corsan por atender às demandas da Universidade. “Essa inauguração é excelente para todo mundo”, reforçou o coordenador da Agência da Lagoa Mirim, professor Gilberto Collares.