Corsan monitora turbidez no rio dos Sinos, que continua alta e afeta abastecimento

Publicação:

Água captada no rio dos Sinos neste sábado (7)
Água captada no rio dos Sinos neste sábado (7)

A Corsan continua monitorando a qualidade da água do rio dos Sinos. A turbidez do rio está em 3.000 NTU no fim da tarde deste sábado (7), em Campo Bom. O índice normal no Sinos é de 50 NTU. A estação de tratamento da cidade permanece desligada desde a última madrugada por não ter condições operacionais de tratar a água bruta (in natura) captada no manancial. A situação afeta o abastecimento em Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha, pois o sistema das quatro cidades é integrado.

As equipes da Companhia seguirão monitorando a qualidade da água e realizando testes durante toda a noite e madrugada. Tão logo as análises indiquem resultados seguros o suficiente para se produzir água tratada com qualidade, a estação será reativada gradativamente. A tendência é a turbidez diminuir com o passar do tempo, visto que baixou de 10.000 para 3.000 NTU em cerca de 15 horas. A imagem acima mostra água captada no rio dos Sinos nesta manhã. As fotos abaixo mostram água com alta turbidez no ponto de captação da Corsan em Campo Bom neste sábado (7). A normalização do abastecimento em Campo Bom, Sapiranga, Portão e Estância Velha depende da redução da turbidez da água bruta, o que deve ocorrer até o início da manhã deste domingo (8).

Em Taquara, a produção de água tratada voltou ao normal. A regularização completa do abastecimento da cidade está prevista para a noite deste sábado (8). Para mais informações, acesse a seção “Situação do Abastecimento de Água” aqui no site ou ligue para o Corsan 24 Horas, no telefone 0800.646.6444.

Fotos do rio dos Sinos: Defesa Civil do Estado