A Corsan lançou licitação para ampliar a automação dos sistemas de água e esgoto de Gravataí. Com valor estimado de R$ 554 mil, o investimento expandirá o controle e o monitoramento da estrutura da Companhia no município. A abertura do edital está prevista para a próxima segunda-feira (6).
Os novos equipamentos permitirão monitorar remotamente o nível do esgoto em nove locais e a vazão do esgoto em cinco locais, bem como oito pontos de pressão. Também será possível controlar os grupos motobombas de três Estações de Tratamento de Esgoto e de sete Estações de Bombeamento de Esgoto, além de seis Válvulas Redutoras de Pressão, com base nas informações provenientes dos pontos de pressão previstos. O controle e o monitoramento serão efetuados a partir de um Centro de Controle Operacional instalado na Estação de Tratamento de Água, com vista remota na Coordenadoria Operacional.
A partir do uso desse sistema, a Companhia poderá monitorar em tempo real o comportamento dos sistemas de água e esgoto por meio de informações gráficas e relatórios, buscando um controle eficaz e constante da pressão nas redes. Em virtude disso, a detecção de vazamentos e ligações clandestinas ficará mais ágil e eficiente, o que resultará em aumento da continuidade do abastecimento, redução do consumo de energia elétrica e otimização dos recursos humanos e materiais da empresa.
Nesse investimento, está incluído ainda o monitoramento de quatro padrões de potabilidade na captação de água de Gravataí: oxigênio dissolvido, turbidez, pH e condutividade. Essas informações serão enviadas em tempo real ao sistema e auxiliarão no processo de dosagem de produtos no tratamento de água.