Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador participa do lançamento de app de sustentabilidade da Corsan

Publicação:

Foto: Douglas Carvalho/Corsan
Foto: Douglas Carvalho/Corsan

Um agregador de conhecimento e vivências de sustentabilidade na palma da mão. Essa é a ideia do aplicativo H2OJE, lançado nesta quarta-feira (28/8) no estande da Corsan na Expointer. Pelo app, o usuário tem acesso a informações por meio de um portal e um canal de vídeos e a conteúdos interativos, com jogos e série animada, tudo sobre sustentabilidade, de forma descomplicada e de fácil compreensão.

“Através da conscientização é que a gente poderá salvar o mundo. O caminho mais fácil é o da multa e, por hábito, é o que tem funcionado. A consciência é muito mais difícil de ser mudada, mas a criança é a grande chave, pois é mais facilmente sensibilizada, disposta a modificar a forma de ver e de agir dela mesma e dos outros à sua volta. Por isso, esse aplicativo tem um poder transformador enorme”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Ao saber que o aplicativo já está disponível para sistemas iOS e Android, o governador imediatamente baixou o recurso. “Quero ter tempo para explorar, mas já vi que é muito colorido, didático e cheio de ferramentas”, comentou durante o lançamento.

O objetivo da Corsan, segundo o presidente da companhia, Roberto Barbuti, é interagir com a sociedade de forma colaborativa e educativa, de maneira que atitudes sustentáveis façam parte do cotidiano, ajudando a construir cidades educadoras e inteligentes. “Esse app é emblemático e sintetiza algumas das marcas que queremos atingir: educação ambiental, levando conhecimento e sustentabilidade, parcerias, seja com universidades ou empresas, e o conceito de Corsan digital, facilitando o atendimento aos consumidores”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, lembrou que não é à toa que o “meio ambiente” foi unido à “infraestutura” neste governo. “Acreditamos que ambos estão atrelados e necessitam ser desenvolvidos conjuntamente em prol do desenvolvimento sustentável. É por isso que o projeto desse aplicativo foi abraçado pela nossa secretaria e estamos apostando que servirá de exemplo de educação ambiental para que outras companhias e empresas se baseiem, de forma a maximizar os impactos positivos na conscientização”, destacou.

Detalhes

O game H2OJE tem foco educativo, ensinando como usar e preservar a água. Guiando as crianças em uma jornada para cuidarem e auxiliarem os peixes que moram no rio. Elas terão a oportunidade de assumir a responsabilidade de cuidar deste ecossistema.

A serie animada Patrulha da água apresenta as aventuras de Léo, Nina e Joca para despoluírem o rio de sua cidade, aprendendo sobre a importância da água e sensibilizando a comunidade onde estão inseridos. As escolas e professores terão materiais didáticos desenvolvidos especialmente para aprofundar em sala de aula os temas abordados na série e no game.

Para o público adulto, há um portal que apresenta notícias, projetos da Corsan, dicas, aplicativos sobre sustentabilidade e uso da água, além do canal da companhia no Youtube, com vídeos informativos, didáticos e divertidos.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Vitor Necchi/Secom

Atendimento Online
CORSAN